O que é a Campanha?

Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens


O que é a Campanha?
É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

Como começou?
A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembléia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.

Objetivo-geral:
 
promover a conscientização da juventude e da sociedade em geral sobre a realidade da violência e extermínio de jovens no Rio Grande do Sul, desencadeando ações para a mudança dessa realidade, buscando a promoção de uma cultura de paz.

Objetivos específicos:
1) Propor uma cultura de paz que paute a defesa da vida da juventude na sociedade, tendo como horizonte a utopia de um Outro Mundo Possível.
2) Politizar os sujeitos acerca da violência contra a juventude gaúcha, desnaturalizando-a de modo crítico e propositivo.
3) Envolver e mobilizar os diversos e diferentes grupos e organizações de jovens para que pautem ações em defesa da vida da juventude e promoção de seus direitos.
4) Incentivar e realizar Dias “D” para visualização da Campanha através de mobilizações que envolvam propostas de enfrentamento à violência.

Quem promove no RS?
      Pastorais da Juventude do RS
            Juventude LibRe

Quais serão as ações da Campanha no RS em 2012?
1) Formação de Multiplicadores
2) Formação Política
3) Rodas de Conversa
4) Fórum Virtual de Referenciais da Campanha no RS

Como participar?
*Fazendo a discussão no grupo de jovens, na escola, na universidade, no trabalho, na família a parir de textos, indicações de filmes e livros disponíveis no site nacional: www.juventudeemmarcha.orgbem como pelos materiais estaduais disponibilizados mensalmente no blog.
*Participando das atividades que ocorrerão pelo Estado a fora.
*Ajudando na organização das Atividades Permanentes de 2012 (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante, Dia Nacional da Juventude), cujos temas estarão em sintonia com a Campanha.

Contato: 
Equipe Estadual da Campanha
Av. Cristóvão Colombo, 149 - bairro Floresta
CEP: 90560-003 - Porto Alegre - RS
Site Nacionalwww.juventudeemmarcha.org

Juventude em Marcha Contra a Violência!
Chega de violência e extermínio de jovens!

TEXTO ORIGINAL: http://www.pj.org.br/projetos.php?op=ExibeProjeto&idPjt=7 em 26/12/2010 às 21:27:06.